Pular para o conteúdo principal

Dia da Saúde e Nutrição, fique atento às orientações


O Dia da Saúde e da Nutrição que se comemora dia 31 de março, é uma data comemorativa criada no Brasil para conscientizar a população para a importância da saúde e boa alimentação. Esse dia é escolhido para que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e seus hábitos alimentares.
Para a Fisioterapeuta, Laís Souza, 26 anos, que perdeu 18 kg, essa decisão de mudar os hábitos não é uma tarefa fácil, “ é importante  estar ciente e preparado principalmente para enfrentar as dificuldades.”
Ter uma boa alimentação é mais do que satisfazer simplesmente a fome. Uma alimentação saudável inclui o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a um aumento da qualidade de vida.
Além dos alimentos, atividades físicas também é uma boa pedida que tem efeitos mirabolantes em nosso organismo. Segundo a fisioterapeuta, problemas na coluna foi o ponto de partida para procurar ajuda, “segundo meu médico grande parte estaria relacionada ao peso, por esse motivo procurei acompanhamento profissional com nutricionista e também com personal training.”
Tauana Fabrini, nutricionista e pós-graduada em obesidade, nutrição e transtornos, o que leva a pessoa a perder peso é exatamente isso, “os indivíduos iniciam as dietas com o propósito de melhorarem esteticamente o corpo, a princípio acaba sendo uma boa ideia, pois inicia assim uma reeducação alimentar, mas a iniciativa deveria partir de uma preocupação maior com a saúde, pois uma má alimentação leva ao desenvolvimento de doenças.”
Muitas pessoas ainda não sabem mais a boa alimentação inicia durante a gestação orientando a gestante a ingerir alimentos saudáveis que irão chegar ao feto. Após o nascimento a preocupação deve iniciar no sétimo mês, quando a criança já pode receber alguns alimentos além do leite materno, a partir desse momento já deve ser estimulada a consumir alimentos saudáveis que o levará a ter bons hábitos alimentares.
Com essa redução de pesos, logo pensamos nas medidas, “a autoestima com certeza é uma das primeiras mudanças, melhora a qualidade de vida, sentimos mais disposta, mais leve, as dores acabam e sem contar com o figurino sem se preocupar se está feia ou não.”
Para aquelas pessoas que precisam perder peso, melhorar o condicionamento físico, a nutricionista dá dicas: “oriento a utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades, até mesmo quando for cozinhar preparar e temperar os alimentos. Limite o uso de alimentos processados consumindo-os em pequenas quantidades, preferindo sempre os alimentos in natura. Contudo, a importância de procurar um profissional é imprescindível, pois este aplicará seus conhecimentos técnicos considerando as peculiaridades do paciente.”
Já aquelas que ainda não tomaram a decisão de entrar em forma, a Laís Souza complementa, “primeiramente se a pessoa se não tiver nenhum problema de saúde, ela deve se olhar no espelho e se perguntar se está bem com seu corpo ou não, se a resposta for sim, tudo bem, acho que cada um tem que ser feliz a sua maneira, mas se a resposta for não, procure ajuda de um profissional competente, faça exercícios diariamente e tenha força de vontade, pois nada é fácil,  como diz uma frase que gosto muito, o sacrifício é grande, mas a glória é eterna!”


Comentários

  1. 👏👏👏👏👏
    Mto bom.... cuidar da saúde e do corpo q é o templo do Espírito Santo.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Concurso público é opção para desempregados no Brasil

Diferentes indicadores já apontam uma forte deterioração do mercado de trabalho. O Brasil fechou R$ 1,5 milhão de vagas com carteira assinada, é o pior resultado dos últimos 24 anos. Os setores mais prejudicados foram: construção civil e indústria. Segundo o governo as metas para 2016 são: aumentar o número vagas e melhorar o desempenho da economia brasileira, ampliação da oferta de crédito, melhoria da inflação e obras de infraestrutura oferecida pelo governo, além de outras medidas estudadas. Uma estratégia de melhoria para os desempregados são os concursos públicos. As oportunidades profissionais estão espalhadas por todas as regiões do país. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); SP Tribunal Regional Federal da 3ª Região; SP - Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, além de prefeituras de todo estado, são algumas das opções. Jorge Afonso Fabrini, 25 anos, analista contábil, começou a estudar pa...

Minas Gerais: Qualidade de vida é logo ali

“Aoo Minas Gerais quem te conhece não esquece jamais”. Quem nunca se deparou com essa frase? Nuporanga à Delfinópolis, duas horas de viagem, três dias e 150 km de pura aventura para a turma “Rali dos Sertões”. De mineiro à turista, assim é o estado, atrativo e alucinador. Delfinópolis, uma cidade de 6 mil habitantes, densidade de 4,97 hab., altitude de 689 m, clima tropical. Nas atividades agrícolas destaca-se milho, café, banana, feijão. Tem como principal atração turística o Complexo Claro, um conjunto de cachoeiras próximas ao centro da cidade: Cachoeiras do Tombo, Paz, Gruta, Barragem, Tenebrozo e Cidade das Pedras. Além das cachoeiras, montanhas, florestas, rio, balsa, culinária típica, pousadas, restaurantes e rota de trilheiros, também fazem parte dos admiradores da natureza. Anderson Cabreira, funcionário do Restaurante Acqualume Balneário, mais conhecido como Soquinho, diz que o lugar atrai muitas pessoas interessadas em fugir do trânsito, calor e estresse ...

Vem aí o 1º Festival Gastronômico em Nuporanga

Dentre várias texturas, cores e sabores culinários, Nuporanga terá o 1º Festival Gastronômico da Estância Climática. O setor de Cultura e Turismo em parceria com a prefeitura convida a todos para participarem do Festival que acontecerá nos dias 8,9 e 10 de abril, na Praça Eloy Lima. Os participantes poderão contar com variedades de pratos, ambiente familiar, estrutura completamente coberta, mesas e cadeiras, além de shows ao vivo. Segundo Nádia Lelis, secretária de cultura, o objetivo do evento é promover a culinária da cidade. “Nessa primeira edição, será aberto somente para nuporanguenses, que se inscreveram na Casa da Cultura entre os dias 15 de fevereiro a 15 de março. Dentre os pratos oferecidos estão doces, comida tropeira, rondele, comida japonesa, caldo de cana, escondidinhos, chopp, salgados, entre outros. O evento é uma forma de entretenimento à população e uma renda a mais aos expositores. Serviço Entrada Gratuita Horário: 18h Local: Praça Eloy Lima Dat...