“Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, esse foi o tema discutido na II Conferência Municipal da Saúde – Nuporanga, na última sexta-feira 8/7 no Salão Paroquial, entre o Departamento de saúde, Setor Qualidade de vida, vigilância sanitária e Conselho Municipal da Saúde.
O SUS ( Sistema Único de Saúde) abrange desde o simples atendimento até o transplante de orgãos, atendendo todas as classes sociais e variadas categorias enquadradas na saúde.
O objetivo da conferência é nortear políticas públicas visando exercício pleno direitos e deveres do município, com objetivo de atingir metas propostas e diretrizes.
As políticas públicas dependem de outras políticas como: social, econômica, de habitação, meio ambiente e educação, valorizando os diferentes sujeitos.
Foram discutidos vários eixos entre os funcionários da saúde, sendo eles: Eixo I :Políticas de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; Eixo II : Participação da comunidade e controle social; Eixo III : Gestão do SUS ( Financiamento, Pacto pela Saúde e Relação X Privado, Gestçao do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).
Esses eixos apresentavam os desenvolvimentos e descentralização do SUS, formulação de estratégias do poder público e elaboração de planos de saúde.
Além dos funcionários ligados a área da saúde, estavam presente autoridades e público em geral.
Comentários
Postar um comentário