Funcionários dos Núcleos de Saúde da Família (NSF) 5 e 6 fizeram uma passeata na manhã desta sexta-feira (5) por ruas do Alto do Ipiranga, na zona Norte de Ribeirão Preto, em protesto por mais segurança. As unidades, localizadas nas ruas Martim Afonso de Souza e Blumenau, tiveram as atividades suspensas entre 10h e 12h.
Segundo os próprios funcionários, em três semanas foram registrados quatro roubos a profissionais das unidades quando eles se deslocavam para a casa de pacientes no bairro. Nos últimos meses foram sete assaltos no total. Os bandidos, armados com facas em alguns casos, levaram computadores, celulares, alianças e carteiras.
Em 2014, o Núcleo 5 foi alvo de roubo e, no ano passado, uma placa de identificação da unidade foi levada, conforme relato dos funcionários.
Por isso, nessas duas últimas semanas o coordenador dos Núcleos 5 e 6,, Augustus Mattos, que também é docente da USP de Ribeirão, resolveu suspender as atividades externas, como visitas domiciliares.
“Os estudantes que estão na graduação ficam com medo e nós também temos receio de que acontece algo com eles e também com os profissionais, por isso decidimos suspender”, explicou o coordenador.
Apenas casos de pacientes com maior risco estão sendo atendidos, segundo Mattos, que disse seguir uma escala de prioridades. Não há um prazo para que as atividades voltem a funcionar normalmente.
Ofício
O coordenador Augustus Mattos afirmou que o Conselho Local de Saúde da Área Básica do Sumarezinho, do qual ele faz parte, deve entregar um ofício à Prefeitura de Ribeirão para cobrar melhorias na praça em frente ao Núcleo de Saúde da Família 5.
O espaço, que tem mato alto e aparência de abandono, pode servir de abrigo para criminosos, segundo disse o coordenador.
“Aqui no bairro não são somente os profissionais de saúde que têm sido atingidos pela violência, mas a população é a grande vítima”, destacou.
“Queremos chamar a comunidade para fazer uma discussão mais ampla desse problema, que não é somente uma questão de segurança pública. A comunidade precisa participar e cobrar dos governos as políticas públicas”, ressaltou.
Os Núcleos de Saúde da Família (NSF) 5 e 6 atendem a quatro mil pacientes.
Fonte: https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/cotidiano/cidades/NOT,2,2,1244450,Funcionarios+da+Saude+protestam+por+mais+seguranca+em+Ribeirao+Preto.aspx
Comentários
Postar um comentário