Pular para o conteúdo principal

Dez formas de escolher bons cursos extracurriculares


Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, cursos que complementem o currículo são um diferencial importante.
“Conseguir uma colocação no mercado de trabalho depende das competências que eu possuo, como fruto da minha experiência e do meu conhecimento”, diz Cláudia Damasceno consultora em desenvolvimento humano.
Confira as dicas e saiba como escolher bons cursos.
Entenda suas limitações
Antes de optar por qualquer curso extracurricular, é importante que a pessoa saiba em quais áreas suas habilidades precisam de mais aprimoramento. É importante detectar no dia a dia da profissão os pontos mais fracos e investir em treinamento para aperfeiçoá-los.
Analise seu currículo
Compare suas necessidades de aprendizagem com o que o mercado pede para sua profissão, ou seja, analise se o seu currículo está dentro das perspectivas do mercado. Procure melhorar seu desempenho nos quesitos identificados.
Priorize etapas
É fundamental que se estabeleçam prioridades quanto ao conteúdo que deseja aprender. Verifique o que de fato será relevante para garantir sua empregabilidade, plano de carreira e para deixar seu currículo mais interessante para o empregador.
Consulte
Pesquise na internet informações sobre a reputação da entidade / instrutor. Procure reconhecer selos de qualidade da instituição, capacidade docente, metodologia de ensino, quantidade de alunos por turma, entre outros fatores que servem como elementos que comprovam a qualidade do ensino.
Informe-se de outras formas
É fundamental que, em paralelo com as dicas anteriores, a pessoa que deseja fazer um curso fale com amigos que já fizeram o curso. Verifique a opinião e colha a avaliação deles. Esta atitude poderá ajudar na hora de optar por uma determinada capacitação.
Use isso a seu favor
Sempre mencione o tema do curso, nome da entidade, ano de realização e carga horária total do curso no seu currículo. É importante que esta informação esteja completa no currículo. Assim, os empregadores terão a exata noção do peso que o curso teve.
Opte pela modernidade
Outra coisa que precisa ser levada em consideração na hora de optar por um curso extracurricular é verificar o valor de mercado do curso escolhido. Evite fazer cursos que estejam defasados no mercado, eles não vão agregar pontos para sua empregabilidade.
Visão ampla
De maneira geral, procure alternativas que fortaleçam sua visão do mundo atual em cursos de cultura geral e de tecnologia, que demonstrem sua preocupação com a ampliação do seu repertório e formação multidisciplinar, e que estejam atentos à evolução do mercado.
Entenda o mercado
Procure entender o mercado em que está inserido ou que deseja começar a atuar. É isso o que deve guiar sua opção por um curso, independentemente do momento.
Olho no bolso
Em momento de crise financeira, em que as pessoas estão fazendo economia em todas as áreas, é fundamental avaliar o orçamento antes de optar por um curso. Deve-se evitar o endividamento. Procure algo bom e com preço acessível.
Fonte: https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/onlist/NOT,2,2,1249174,Dez+formas+de+escolher+bons+cursos+extracurriculares.aspx 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concurso público é opção para desempregados no Brasil

Diferentes indicadores já apontam uma forte deterioração do mercado de trabalho. O Brasil fechou R$ 1,5 milhão de vagas com carteira assinada, é o pior resultado dos últimos 24 anos. Os setores mais prejudicados foram: construção civil e indústria. Segundo o governo as metas para 2016 são: aumentar o número vagas e melhorar o desempenho da economia brasileira, ampliação da oferta de crédito, melhoria da inflação e obras de infraestrutura oferecida pelo governo, além de outras medidas estudadas. Uma estratégia de melhoria para os desempregados são os concursos públicos. As oportunidades profissionais estão espalhadas por todas as regiões do país. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); SP Tribunal Regional Federal da 3ª Região; SP - Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, além de prefeituras de todo estado, são algumas das opções. Jorge Afonso Fabrini, 25 anos, analista contábil, começou a estudar pa...

Minas Gerais: Qualidade de vida é logo ali

“Aoo Minas Gerais quem te conhece não esquece jamais”. Quem nunca se deparou com essa frase? Nuporanga à Delfinópolis, duas horas de viagem, três dias e 150 km de pura aventura para a turma “Rali dos Sertões”. De mineiro à turista, assim é o estado, atrativo e alucinador. Delfinópolis, uma cidade de 6 mil habitantes, densidade de 4,97 hab., altitude de 689 m, clima tropical. Nas atividades agrícolas destaca-se milho, café, banana, feijão. Tem como principal atração turística o Complexo Claro, um conjunto de cachoeiras próximas ao centro da cidade: Cachoeiras do Tombo, Paz, Gruta, Barragem, Tenebrozo e Cidade das Pedras. Além das cachoeiras, montanhas, florestas, rio, balsa, culinária típica, pousadas, restaurantes e rota de trilheiros, também fazem parte dos admiradores da natureza. Anderson Cabreira, funcionário do Restaurante Acqualume Balneário, mais conhecido como Soquinho, diz que o lugar atrai muitas pessoas interessadas em fugir do trânsito, calor e estresse ...

Vem aí o 1º Festival Gastronômico em Nuporanga

Dentre várias texturas, cores e sabores culinários, Nuporanga terá o 1º Festival Gastronômico da Estância Climática. O setor de Cultura e Turismo em parceria com a prefeitura convida a todos para participarem do Festival que acontecerá nos dias 8,9 e 10 de abril, na Praça Eloy Lima. Os participantes poderão contar com variedades de pratos, ambiente familiar, estrutura completamente coberta, mesas e cadeiras, além de shows ao vivo. Segundo Nádia Lelis, secretária de cultura, o objetivo do evento é promover a culinária da cidade. “Nessa primeira edição, será aberto somente para nuporanguenses, que se inscreveram na Casa da Cultura entre os dias 15 de fevereiro a 15 de março. Dentre os pratos oferecidos estão doces, comida tropeira, rondele, comida japonesa, caldo de cana, escondidinhos, chopp, salgados, entre outros. O evento é uma forma de entretenimento à população e uma renda a mais aos expositores. Serviço Entrada Gratuita Horário: 18h Local: Praça Eloy Lima Dat...