Pular para o conteúdo principal

Ferreomodelismo é um hobby que proporciona diversão e alívio do stress


          Hobby é uma palavra inglesa que significa passatempo, ou seja, uma atividade que é praticada por prazer nos tempos livres. É uma ocupação e tem como objetivo relaxamento, alívio do stress e pode ser física ou intelectual.
            Há 48 anos a Frateschi Trens Elétricos de Ribeirão Preto (SP) se dedica à fabricação de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais.  Para os pais e filhos que admiram o ferreomodelismo, mas ainda não colecionam a modalidade, o primeiro passo é começar pelo kit Meu Primeiro Trem Elétrico, produzido pela Frateschi e que conta com nove modelos de caixas básicas. Cada maquete, possui diferentes tipos de locomotivas e vagões. No entanto, todas elas vêm com uma locomotiva, três vagões de carga e/ou passageiros, um metro quadrado de trilhos e um controlador de velocidade e direção.
Considerado um hobby, o ferreomodelismo, pode se transformar em tarefas que resultam em benefícios para adultos e crianças. No desenvolvimento infantil é importante reconhecer que a criança não interage com o mundo da mesma forma durante o período da vida chamado de infância. Aproximadamente dos 3 aos 7 anos, a criança poderá participar do mundo de uma maneira mais imaginativa do que racional.
            Segundo o psicólogo Lucas Paulino, doutorando em Psicologia,  o ferreomodelismo pode ser aplicado em tarefas de faz de conta, incentivando não apenas a imaginação, mas a resolução de problemas práticos e o trabalho cooperativo. "Noções de cores e encaixe de peças estão entre o aprendizado, além do raciocínio matemático  que pode ser realizado com mais efetividade. Nesse período, pode ser investido para desenvolver operações básicas, como soma e subtração. Ele pode ser utilizado na infância não apenas para o progresso do raciocínio e percepção, mas para habilidades sociais, uma característica de grande importância para tarefas cotidianas, que deverá ser exercida nos mais diversos contextos atuais e futuros, como no trabalho, escola ou família, com crescimento de valores, cooperação, tolerância e cidadania", explica Paulino.
            O ferreomodelismo também é indicado para crianças com deficiência como autismo. Dificuldades motoras podem ser diminuídas e habilidades podem ser incrementadas por meio de pintura ou confecção. Na medida em que detalhes minúsculos da pintura ou construção de um vagão manufaturado dependem da precisão de um complexo conjunto anatômico de músculos, nervos e outros aspectos corporais.
            Paulino relata que o transtorno do déficit de atenção e a hiperatividade são temas que valem a pena ser mencionados. "Nos casos graves de desatenção e hiperatividade o ferreomodelismo pode ser um importante instrumento terapêutico, uma vez que é uma operação e pode exercer encanto e interesse. Fascínio, visto seus detalhes, cores e movimento,  tratando a possibilidade prática de construção e redução de hiperatividade", comenta. 
            Pensando no futuro, o hobby pode deixar lembranças na mente das crianças pelo fato ser uma atividade desenvolvida de geração em geração, porque operam em problemas psicológicos e também podem beneficiar as áreas pedagógicas e terapêuticas. "Por que não ensinar noções de geometria e engenharia na construção de ferreomodelos? Por que não ensinar a história da química que possibilitou a queima do carvão da locomotiva a vapor? Por que não mostrar a importância do trem nas revoluções industriais? Por que não ensinar o papel do trem na ecologia, relativo à poluição, camada de ozônio ou aquecimento global? Na medida em que a pessoa aprende sobre esses temas, vai abrindo seu campo de possibilidades e sua potência sobre o mundo. Poderá reconhecer suas aptidões, vontades e desejos, gosto pela ecologia, profissionalismo e quem sabe por outras formas de modelismo, como aeromodelismo. Também estender interesses pela matemática, astronomia, arte, livros, relações pessoais e pela vida. O importante é que aumente o bem-estar, e acima de tudo, vivencie tudo aquilo que se faz por utilidade e prazer," finaliza Paulino.
            Os produtos da Frateschi se destacam no Brasil, e também no exterior, pela precisão dos detalhes originais e pela capacidade de resgatar valores como a interação familiar por meio de uma brincadeira saudável que passa por gerações.
       Segundo Lucas Frateschi, diretor executivo da empresa, o ferreomodelismo provoca a imaginação e produz criatividade . “É o pensar de forma racional, lógica e intuitiva. Além de integrar toda a família, como pais e filhos, avôs e netos e também amigos.  A prática fortalece laços familiares em momentos simples e de descontração”, comenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concurso público é opção para desempregados no Brasil

Diferentes indicadores já apontam uma forte deterioração do mercado de trabalho. O Brasil fechou R$ 1,5 milhão de vagas com carteira assinada, é o pior resultado dos últimos 24 anos. Os setores mais prejudicados foram: construção civil e indústria. Segundo o governo as metas para 2016 são: aumentar o número vagas e melhorar o desempenho da economia brasileira, ampliação da oferta de crédito, melhoria da inflação e obras de infraestrutura oferecida pelo governo, além de outras medidas estudadas. Uma estratégia de melhoria para os desempregados são os concursos públicos. As oportunidades profissionais estão espalhadas por todas as regiões do país. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); SP Tribunal Regional Federal da 3ª Região; SP - Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, além de prefeituras de todo estado, são algumas das opções. Jorge Afonso Fabrini, 25 anos, analista contábil, começou a estudar pa...

Minas Gerais: Qualidade de vida é logo ali

“Aoo Minas Gerais quem te conhece não esquece jamais”. Quem nunca se deparou com essa frase? Nuporanga à Delfinópolis, duas horas de viagem, três dias e 150 km de pura aventura para a turma “Rali dos Sertões”. De mineiro à turista, assim é o estado, atrativo e alucinador. Delfinópolis, uma cidade de 6 mil habitantes, densidade de 4,97 hab., altitude de 689 m, clima tropical. Nas atividades agrícolas destaca-se milho, café, banana, feijão. Tem como principal atração turística o Complexo Claro, um conjunto de cachoeiras próximas ao centro da cidade: Cachoeiras do Tombo, Paz, Gruta, Barragem, Tenebrozo e Cidade das Pedras. Além das cachoeiras, montanhas, florestas, rio, balsa, culinária típica, pousadas, restaurantes e rota de trilheiros, também fazem parte dos admiradores da natureza. Anderson Cabreira, funcionário do Restaurante Acqualume Balneário, mais conhecido como Soquinho, diz que o lugar atrai muitas pessoas interessadas em fugir do trânsito, calor e estresse ...

Vem aí o 1º Festival Gastronômico em Nuporanga

Dentre várias texturas, cores e sabores culinários, Nuporanga terá o 1º Festival Gastronômico da Estância Climática. O setor de Cultura e Turismo em parceria com a prefeitura convida a todos para participarem do Festival que acontecerá nos dias 8,9 e 10 de abril, na Praça Eloy Lima. Os participantes poderão contar com variedades de pratos, ambiente familiar, estrutura completamente coberta, mesas e cadeiras, além de shows ao vivo. Segundo Nádia Lelis, secretária de cultura, o objetivo do evento é promover a culinária da cidade. “Nessa primeira edição, será aberto somente para nuporanguenses, que se inscreveram na Casa da Cultura entre os dias 15 de fevereiro a 15 de março. Dentre os pratos oferecidos estão doces, comida tropeira, rondele, comida japonesa, caldo de cana, escondidinhos, chopp, salgados, entre outros. O evento é uma forma de entretenimento à população e uma renda a mais aos expositores. Serviço Entrada Gratuita Horário: 18h Local: Praça Eloy Lima Dat...