A Páscoa deve ser pouco doce
para o varejo brasileiro – e para os consumidores. Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC),
as vendas do setor devem ter queda de 3,4% este ano, na comparação com o mesmo
período de 2015. Já os preços estão bem mais salgados.
Se a previsão se confirmar,
será o segundo ano seguido de queda nas vendas do período. Será, também, o pior
resultado desde a retração de 5,3% registrada na data em 2004. A melhor Páscoa
do varejo brasileiro foi em 2010, quando as vendas cresceram 9,3%, diz a
entidade.
A estimativa é que o único
setor a registrar alta nas vendas no período seja o de supermercados e
hipermercados, com faturamento R$ 2,8 bilhões maior que em 2015.
Preços
A CNC constatou ainda que a
cesta de bens e serviços típicos desta data teve alta média de 13,6% nos
preços, a maior desde a Páscoa de 2003, quando subiu 26%. Da cesta pesquisada,
apenas os preços das passagens aéreas caíram em relação a 2015.
A alta mais acentuada veio do
azeite de oliva, que ficou em média 28,3% mais caro. Também tiveram fortes
altas os preços dos combustíveis (21,1%), chocolate em barra e bombom (13,3%),
bolo (12,7%), outras bebidas alcoólicas (12,6%) e refrigerantes e água mineral
(12,5%).
Fonte: http://g1.globo.com/index.html
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