Pular para o conteúdo principal

Relatos de atletas olímpicos brasileiros é contada em livro






Na manhã da última terça feira (25/8), em São Paulo, a escritora Katia Rubio realizou um sonho que durou quase 15 anos entre pesquisas e entrevistas. Katia relata toda a história do Brasil Olímpico, e deixa viva a vida dos atletas que representaram o Brasil ao longo da história em todas as Olimpíadas.
O lançamento do livro “Atletas Olímpicos Brasileiros” (Sesi-SP Editora), da professora da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), Katia Rubio, contou com uma plateia atraente e vários convidados, a obra é uma oportunidade para conhecer melhor a vida dos atletas brasileiros.
Com 1.796 notas biográficas, a obra traz informações sobre os atletas brasileiros de modalidades individuais e coletivas que participaram de alguma edição dos Jogos Olímpicos desde 1920, quando o país foi representado pela primeira vez no evento, até Londres, em 2012. Isso inclui não apenas atletas medalhistas, mas também aqueles que não conquistaram o pódio ou foram desligados antes do início da competição, por causa de lesões ou outras questões.
Um dos homenageados foi o Ex-Judoca Olímpico Branco Zanol, "Me sinto honrado de ter meu nome e um pouquinho da minha vida dentro desse livro que é inédito no país. Parabéns pela perseverança, a USP (Universidade de São Paulo) pela homenagem e aos amigos que ajudaram a construir cada momento desse livro.”
O embrião da pesquisa com atletas olímpicos surgiu nos anos 90, quando Katia realizou seu doutorado e estudou as razões que levam uma criança ou um jovem a dedicar sua vida à busca incessante e exaustiva por um resultado fora da média.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concurso público é opção para desempregados no Brasil

Diferentes indicadores já apontam uma forte deterioração do mercado de trabalho. O Brasil fechou R$ 1,5 milhão de vagas com carteira assinada, é o pior resultado dos últimos 24 anos. Os setores mais prejudicados foram: construção civil e indústria. Segundo o governo as metas para 2016 são: aumentar o número vagas e melhorar o desempenho da economia brasileira, ampliação da oferta de crédito, melhoria da inflação e obras de infraestrutura oferecida pelo governo, além de outras medidas estudadas. Uma estratégia de melhoria para os desempregados são os concursos públicos. As oportunidades profissionais estão espalhadas por todas as regiões do país. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); SP Tribunal Regional Federal da 3ª Região; SP - Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, além de prefeituras de todo estado, são algumas das opções. Jorge Afonso Fabrini, 25 anos, analista contábil, começou a estudar pa...

Minas Gerais: Qualidade de vida é logo ali

“Aoo Minas Gerais quem te conhece não esquece jamais”. Quem nunca se deparou com essa frase? Nuporanga à Delfinópolis, duas horas de viagem, três dias e 150 km de pura aventura para a turma “Rali dos Sertões”. De mineiro à turista, assim é o estado, atrativo e alucinador. Delfinópolis, uma cidade de 6 mil habitantes, densidade de 4,97 hab., altitude de 689 m, clima tropical. Nas atividades agrícolas destaca-se milho, café, banana, feijão. Tem como principal atração turística o Complexo Claro, um conjunto de cachoeiras próximas ao centro da cidade: Cachoeiras do Tombo, Paz, Gruta, Barragem, Tenebrozo e Cidade das Pedras. Além das cachoeiras, montanhas, florestas, rio, balsa, culinária típica, pousadas, restaurantes e rota de trilheiros, também fazem parte dos admiradores da natureza. Anderson Cabreira, funcionário do Restaurante Acqualume Balneário, mais conhecido como Soquinho, diz que o lugar atrai muitas pessoas interessadas em fugir do trânsito, calor e estresse ...

Vem aí o 1º Festival Gastronômico em Nuporanga

Dentre várias texturas, cores e sabores culinários, Nuporanga terá o 1º Festival Gastronômico da Estância Climática. O setor de Cultura e Turismo em parceria com a prefeitura convida a todos para participarem do Festival que acontecerá nos dias 8,9 e 10 de abril, na Praça Eloy Lima. Os participantes poderão contar com variedades de pratos, ambiente familiar, estrutura completamente coberta, mesas e cadeiras, além de shows ao vivo. Segundo Nádia Lelis, secretária de cultura, o objetivo do evento é promover a culinária da cidade. “Nessa primeira edição, será aberto somente para nuporanguenses, que se inscreveram na Casa da Cultura entre os dias 15 de fevereiro a 15 de março. Dentre os pratos oferecidos estão doces, comida tropeira, rondele, comida japonesa, caldo de cana, escondidinhos, chopp, salgados, entre outros. O evento é uma forma de entretenimento à população e uma renda a mais aos expositores. Serviço Entrada Gratuita Horário: 18h Local: Praça Eloy Lima Dat...