Pular para o conteúdo principal

Atletas de judô participam de Shotyugueiko no interior de São Paulo

           Aconteceu em São Joaquim da Barra, do dia 22 a 25 de janeiro no Recinto da Festa da Soja, o treinamento intensivo de verão de Judô “Shotyugueiko 2015”. O treinamento é uma pré-temporada em parceria com a Equipe de Judô Branco Zanol, Prefeitura Municipal e o Departamento de Esporte.
            Durante o período cerca de 350 atletas participaram de um treinamento de alto nível, ministrado pelos senseis (em japonês, forma como são chamados os professores de judô) Branco Zanol e Sérgio Ferrante. Ainda, a programação contou com a participação do projeto de ballet “Nos passos da dança”, com a coreografia contemporânea, o ginasta bicampeão mundial do solo e membro ativo na seleção brasileira Diego Hypólito, um dos grandes fenômenos do judô mundial Tiago Camilo, o judoca e escritor Max Trombini e o sensei Sadao Fleming Mulero estudioso e amante da filosofia oriental, além de autoridades da região.
            O evento contou com a participação de judocas de várias associações e estados como: Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, várias associações da cidade de São Paulo, Associação de Judô Vila Sônia, Hebraica, Centro Olímpico, Projeto Futuro, Santo André, Ribeirão Pires, e cidades e associações da região de Ribeirão Preto.
            O shotyugueiko é um treinamento e não uma competição. Tem como objetivo superar os limites da mente e do corpo, deixando claro o desejo de superação, absorver conhecimento técnico, socializar com outras regiões do país e vivenciar culturas diferentes.
            Os judocas além de manterem a concentração nas aulas de judô, precisam ser responsáveis pelos seus pertences, horários e deveres, gerando assim mais disciplina e independência em um tatame de quase mil metros quadrados com toda estrutura necessária para o início de uma preparação física e mental.
            Esse movimento para quem é amante do esporte torna cada vez mais inspirador, e a região de São Joaquim da Barra tonou-se um polo esportivo, com intuito, garra e determinação, não só para a cidade, mas para o Brasil.
            Para o ginasta Diego Hypólito determinação foi à palavra chave para o projeto de judô Branco Zanol, “ tudo isso parte de uma ousadia de envolver tantas crianças e dar oportunidade de sonhar, é honrável esses projetos e eles deveriam ser levados a diante no Brasil todo.”.
            Pela primeira vez no shotyugueiko 2015, João Vitor, 16 anos, do Instituto Reação no Rio de Janeiro, diz ser importante a experiência, “pensei que fosse ser um treino razoável, mas foi puxado, vou levar bastante aprendizado e força de vontade para estar cada vez mais bem preparado.”.
            Uma das novidades é a atividade de madrugada. Como tradição no shotyugueiko, os atletas são avisados minutos antes de começar. Esse tipo de capacitação contribui para uma melhor preparação para a vida. “sobre a madrugada eu não esperava, foi surpresa, mas coloquei o kimono e treinei, dei o meu melhor”, completa João Vitor.
            A oportunidade de mudança de vida, a cobrança, os sacrifícios tudo vale a pena para quem sonha com uma medalha olímpica, e o segredo é não desistir dos sonhos, o primeiro obstáculo tem que ser vencido e com objetivo.
            Para o judoca e escritor Max Trombini, a palavra educação define esse evento, “a proposta do judô é transformar homens para uma sociedade melhor, sonho do campeão é o que move, o Branco é um grande líder, sofreu a dor de uma lesão e não desanimou.”.
            Educação essa que levou Max a escrever o livro “Aprendiz de Samurai” e que resultou num filme “A Grande Vitória”. Max conta que não tinha pretensão nenhuma. “Tive uma grande rejeição paterna, então me transformei numa pessoa rebelde na infância, e aquelas dores eu carregava, em um determinado momento na minha vida desabafei no caderno, num sentido cronológico e passei para um jornalista, que mais adiante Fernando Meireles cineasta, entrou em contato comigo para contar a minha história.”
            Layana Colman, 16 anos, judoca de Campo Grande, que já participou pela quarta vez diz que a forma de pensar desde o primeiro shotyugueiko até hoje mudou bastante, “nunca é o suficiente, sempre podemos ultrapassar o limite, essa mistura que aconteceu de treino, filmes do Max Trombini e palestras com Tiago Camilo é interessante porque o atleta não é formado somente de físico.”.
            O primeiro ensinamento do judô para aqueles que sonham com uma medalha olímpica é ter humildade para aprender, esse é o primeiro pré-requisito, o judoca cai mais na vida, para por dentro levantar, é ter segurança.
            Para o fenômeno do judô mundial Tiago Camilo, a vitória para chegar ao pódio se constrói a cada seção de treino é sair esgotado sabendo que está construindo uma vitória, “estou em busca da minha terceira medalha olímpica, tenho medalha de prata em Sidney e bronze em Pequim, é um sonho que venho alimentando desde criança, de chegar ao topo do pódio olímpico, hoje me dedico 110 % em função disso, espero fazer uma boa competição.”.
            Essa dedicação e disciplina levou Tiago Camilo a criar um instituto que atende cerca de 200 crianças em Paraisópolis, “é um trabalho gratificante dá muito prazer, é uma responsabilidade grande, viajei muito pelo Brasil vivenciando essa realidade de dificuldade, falta de oportunidade e fomentando o esporte, e o instituto é uma forma de retribuir para a sociedade tudo aquilo que eu tive, oportunizando sem custo algum a pratica do judô.”.
            Para o idealizador do projeto, Judoca Atleta Olímpico Branco Zanol, o shotyugueiko é uma metamorfose, “muda o formato das pessoas de sentirem o judô, muitas chegaram aqui na quinta-feira de uma maneira e estão indo embora de outra, no treino da madrugada  eles tiveram que superar, cansaço, a chuva forte e água no tatame, esse é o shotyugueiko”
            Para 2016 muitas novidades vem por ai, “vamos ver se conseguimos trazer dois ou três países, já que sediar esse evento é uma grande emoção, estou muito feliz, agradeço aos vereadores, ao prefeito Marcelo Mian, a equipe Branco Zanol, os convidados especiais que vieram de tão longe para prestigiar o judô.” finalizou Branco   













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concurso público é opção para desempregados no Brasil

Diferentes indicadores já apontam uma forte deterioração do mercado de trabalho. O Brasil fechou R$ 1,5 milhão de vagas com carteira assinada, é o pior resultado dos últimos 24 anos. Os setores mais prejudicados foram: construção civil e indústria. Segundo o governo as metas para 2016 são: aumentar o número vagas e melhorar o desempenho da economia brasileira, ampliação da oferta de crédito, melhoria da inflação e obras de infraestrutura oferecida pelo governo, além de outras medidas estudadas. Uma estratégia de melhoria para os desempregados são os concursos públicos. As oportunidades profissionais estão espalhadas por todas as regiões do país. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); SP Tribunal Regional Federal da 3ª Região; SP - Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, além de prefeituras de todo estado, são algumas das opções. Jorge Afonso Fabrini, 25 anos, analista contábil, começou a estudar pa...

Minas Gerais: Qualidade de vida é logo ali

“Aoo Minas Gerais quem te conhece não esquece jamais”. Quem nunca se deparou com essa frase? Nuporanga à Delfinópolis, duas horas de viagem, três dias e 150 km de pura aventura para a turma “Rali dos Sertões”. De mineiro à turista, assim é o estado, atrativo e alucinador. Delfinópolis, uma cidade de 6 mil habitantes, densidade de 4,97 hab., altitude de 689 m, clima tropical. Nas atividades agrícolas destaca-se milho, café, banana, feijão. Tem como principal atração turística o Complexo Claro, um conjunto de cachoeiras próximas ao centro da cidade: Cachoeiras do Tombo, Paz, Gruta, Barragem, Tenebrozo e Cidade das Pedras. Além das cachoeiras, montanhas, florestas, rio, balsa, culinária típica, pousadas, restaurantes e rota de trilheiros, também fazem parte dos admiradores da natureza. Anderson Cabreira, funcionário do Restaurante Acqualume Balneário, mais conhecido como Soquinho, diz que o lugar atrai muitas pessoas interessadas em fugir do trânsito, calor e estresse ...

Vem aí o 1º Festival Gastronômico em Nuporanga

Dentre várias texturas, cores e sabores culinários, Nuporanga terá o 1º Festival Gastronômico da Estância Climática. O setor de Cultura e Turismo em parceria com a prefeitura convida a todos para participarem do Festival que acontecerá nos dias 8,9 e 10 de abril, na Praça Eloy Lima. Os participantes poderão contar com variedades de pratos, ambiente familiar, estrutura completamente coberta, mesas e cadeiras, além de shows ao vivo. Segundo Nádia Lelis, secretária de cultura, o objetivo do evento é promover a culinária da cidade. “Nessa primeira edição, será aberto somente para nuporanguenses, que se inscreveram na Casa da Cultura entre os dias 15 de fevereiro a 15 de março. Dentre os pratos oferecidos estão doces, comida tropeira, rondele, comida japonesa, caldo de cana, escondidinhos, chopp, salgados, entre outros. O evento é uma forma de entretenimento à população e uma renda a mais aos expositores. Serviço Entrada Gratuita Horário: 18h Local: Praça Eloy Lima Dat...