Pular para o conteúdo principal

Departamento de Esportes e Lazer sedia o treinamento intensivo de verão “Shochugueiko”






O esporte a cada dia vem conquistando seu espaço, sempre transformando vidas trazendo alegrias e descontração. Além do mais oferece condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade, desenvolvendo valores sociais. É com esse objetivo o Projeto Olímpico de Judô Branco Zanol, uma parceria com a Prefeitura Municipal de Nuporanga sediou pelo quarto ano consecutivo o Shochugueiko 2013. O evento aconteceu entre os dias 24 a 27 de janeiro na Quadra Municipal Waldyr Canevari.
O Shochugueiko é um treinamento intensivo de Judô de verão, onde atletas de várias cidade e região do Brasil se reúnem com o objetivo de treinarem com mais intensidade e resistência. Este ano o evento contou com a participação das delegações:


·         Instituo Reação - Rocinha/RJ
·         Projeto SOMA 
·         Elton Fiebig - Poços de Caldas/MG
·         Judô Rocha - Campo Grande/MS
·         Associação Vila Sônia - São Paulo/SP
·         Instituto Aurélio Miguel - São Paulo/SP
·         SESI Bauru
·         Associação Guairense de Judô e Projeto Olímpico Branco Zanol - Guaíra/SP
·         Academia Corpore Sano
·         Ipanema Clube - Ribeirão Preto
·         SEMEL – Sertãozinho
·         Projeto Olímpico Branco Zanol de São Joaquim da Barra.

Para Branco Zanol, Atleta da Seleção Brasileira de Judô, sediar o evento em Nuporanga é um prazer enorme, “estou feliz em receber amigos que vieram de tão longe para prestigiar Nuporanga, estamos otimista, continuo confiante na cidade, quero agradecer o prefeito Gabriel e o vice Joel, e a todos os vereadores que sozinhos definitivamente não fazemos nada.”
O judô se tornou um dos esportes mais praticado. Não restringindo seus adeptos a homens e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de praticantes, um esporte para corpo e mente.
Pela primeira vez no treinamento intensivo de judô, Ivan Sabino 25 anos, atleta de São Caetano do Sul, diz ser importante para a pré-temporada, “esta sendo uma clínica muito boa, e o nível está alto, estamos aproveitando os ensinamentos que os professores estão passando, apesar da cidade ser pequena o treinamento é um ótimo ponto de referência para os atletas da região.”
O evento também contou com a participação especial de Flávio Canto, Ex Judoca Olímpico Brasileiro, especialista na luta solo e idealizador do Instituto Reação, na Favela da Rocinha no Rio de Janeiro, segundo Flávio o objetivo principal do judô é trabalhar com a migração de valores, “aprendemos dentro do esporte para fora do esporte, é um caráter fundamental, um esporte extremamente eficiente, com uma série de simbolismo, etiquetas, valores que trabalhamos no dia-a-dia que acabamos levando para a vida pessoal, humildade, determinação, equilíbrio, solidariedade. Judô é um esporte completo no ponto de vista físico, mas principalmente no ponto de vista pedagógico.”
Durante os dias de treinamento os atletas foram surpreendidos na madrugada para treinarem, o objetivo desse treinamento diferenciado é bastante utilizado no Japão é um resgate do judô japonês, o Samurai não tinha hora marcada para luta, podia acontecer a qualquer momento, o treino é testar o limite não só do corpo, mas também mental, trabalhando sempre com o espírito do praticante para superar qualquer obstáculo, é uma espécie do que o atleta pode enfrentar no tatame até mesmo na vida pessoal.
Para David Teixeira, 21 anos atleta da Favela da Rocinha, o contato com outros atletas aumenta a troca de ideias, “a cada ano o treino é mais forte e os atletas tem vindo de muitos estados, no primeiro ano eram todos de São Paulo, agora temos atletas de Mato Grosso do Sul e outros estados, em questão de organização cada ano que passa o evento melhora, outro ponto importante é o número de sesseis, devido a outras agremiações aumenta o volume dos treinos e o pessoal aprende mais, só tenho a agradecer.”
            O Shochugueiko teve um grande reconhecimento pela população, pois mostrou a capacidade humana de forma verdadeira, pois jovens se descolaram de várias regiões do estado para fazer este treinamento. Para a Mariele Aleixo, Coordenadora de Esporte, este treinamento é de alto nível atingindo os limites físicos e psicológicos, “quero agradecer as delegações que fez com que jovens e crianças se deparassem com a importância do esporte no dia-a-dia, desde já obrigada e que em 2014 o Shochugueiko volte com força total,”
Para aqueles que sonham em ser atleta, seja de judô ou não dicas de quem foi destaque no Brasil e no Shochugueiko 2013 em Nuporanga são sempre bem vindas. Wallace Alves 20 anos, atleta da Favela da Rocinha, diz ter passado por muitos altos e baixos no judô e perdeu várias competições, “tenho sonho de ser campeão olímpico na seleção brasileira, estou batalhando há dez anos para esse objetivo, meu sonho é a olimpíada em 2016, sei que não é um caminho fácil, a dica é nunca desistir dos sonhos, ser persistente, as pessoas vão te desanimar, mas se você tem fé e foco não podemos desistir nunca, temos que acreditar em nós sem olhar para o lado e seguir um ponto até o objetivo ser alcançado.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concurso público é opção para desempregados no Brasil

Diferentes indicadores já apontam uma forte deterioração do mercado de trabalho. O Brasil fechou R$ 1,5 milhão de vagas com carteira assinada, é o pior resultado dos últimos 24 anos. Os setores mais prejudicados foram: construção civil e indústria. Segundo o governo as metas para 2016 são: aumentar o número vagas e melhorar o desempenho da economia brasileira, ampliação da oferta de crédito, melhoria da inflação e obras de infraestrutura oferecida pelo governo, além de outras medidas estudadas. Uma estratégia de melhoria para os desempregados são os concursos públicos. As oportunidades profissionais estão espalhadas por todas as regiões do país. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); SP Tribunal Regional Federal da 3ª Região; SP - Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, além de prefeituras de todo estado, são algumas das opções. Jorge Afonso Fabrini, 25 anos, analista contábil, começou a estudar pa...

Minas Gerais: Qualidade de vida é logo ali

“Aoo Minas Gerais quem te conhece não esquece jamais”. Quem nunca se deparou com essa frase? Nuporanga à Delfinópolis, duas horas de viagem, três dias e 150 km de pura aventura para a turma “Rali dos Sertões”. De mineiro à turista, assim é o estado, atrativo e alucinador. Delfinópolis, uma cidade de 6 mil habitantes, densidade de 4,97 hab., altitude de 689 m, clima tropical. Nas atividades agrícolas destaca-se milho, café, banana, feijão. Tem como principal atração turística o Complexo Claro, um conjunto de cachoeiras próximas ao centro da cidade: Cachoeiras do Tombo, Paz, Gruta, Barragem, Tenebrozo e Cidade das Pedras. Além das cachoeiras, montanhas, florestas, rio, balsa, culinária típica, pousadas, restaurantes e rota de trilheiros, também fazem parte dos admiradores da natureza. Anderson Cabreira, funcionário do Restaurante Acqualume Balneário, mais conhecido como Soquinho, diz que o lugar atrai muitas pessoas interessadas em fugir do trânsito, calor e estresse ...

Vem aí o 1º Festival Gastronômico em Nuporanga

Dentre várias texturas, cores e sabores culinários, Nuporanga terá o 1º Festival Gastronômico da Estância Climática. O setor de Cultura e Turismo em parceria com a prefeitura convida a todos para participarem do Festival que acontecerá nos dias 8,9 e 10 de abril, na Praça Eloy Lima. Os participantes poderão contar com variedades de pratos, ambiente familiar, estrutura completamente coberta, mesas e cadeiras, além de shows ao vivo. Segundo Nádia Lelis, secretária de cultura, o objetivo do evento é promover a culinária da cidade. “Nessa primeira edição, será aberto somente para nuporanguenses, que se inscreveram na Casa da Cultura entre os dias 15 de fevereiro a 15 de março. Dentre os pratos oferecidos estão doces, comida tropeira, rondele, comida japonesa, caldo de cana, escondidinhos, chopp, salgados, entre outros. O evento é uma forma de entretenimento à população e uma renda a mais aos expositores. Serviço Entrada Gratuita Horário: 18h Local: Praça Eloy Lima Dat...