Há quem não goste de passear, conhecer culturas, culinárias e hábitos diferentes? Tudo isso faz parte de um contexto que a cada dia esta tomando conta dos lugares com diferentes potenciais turísticos.
Há diversas formas de turismo, e uma delas é o Turismo Rural. A partir dessa proposta o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural deu início ao Programa de Turismo Rural Agregando Valor à Propriedade.
Em Nuporanga o curso voltado para o Turismo Rural teve início no ano de 2010, visando ampliar o olhar do proprietário rural em como aproveitar a propriedade que possui, agregando valores, com o objetivo de capacitar o proprietário rural e habilitar a propriedade a ser um local receptivo gerar de renda e formador de cultura.
O Programa de Turismo Rural Agregando Valor à Propriedade é composto por módulos de capacitação sendo um deles o resgate da culinária tradicional do local onde esta instalado. Com essa proposta o Senar, Sindicato Rural de Sales Oliveira – Extensão de Base Nuporanga, Prefeitura Municipal de Nuporanga através do Centro Artesanal Agrícola e o Departamento de Turismo, realizaram no último sábado 19/11, na Fazenda São José, o 1º Café com Prosa. Durante o evento que teve o formato baseado nos Cafés Coloniais do Sul, os convidados puderam apreciar em torno da mesa vários pratos em que o principal ingrediente era o Café. O local escolhido para sediar o Café com prosa não poderia ter sido melhor. A centenária Fazenda São José de propriedade de Fernando Martins de Barros é a maior produtora de café no município, e possui tecnologia suficiente para tornar o grão em produto final para a mesa do consumidor com qualidade certificada.
O Café com Prosa contou com a participação ativa dos quinze alunos participantes do curso que apresentaram trabalhos desenvolvidos durante o ano, através de vídeo e portfólio, além da feitura dos pratos servidos.
Segundo o Coordenador do curso Clodoaldo Reis, o objetivo dos trabalhos desenvolvidos nos módulos é capacitar pessoas dando a cada uma delas a oportunidade de entender melhor sua cultura transformando isso em bom atendimento, gestão, produto turístico, entre outros.
O aluno do curso de Turismo Rural José Ferreira, destacou que o trabalho desenvolvido durante o curso, ajudou muito a entender melhor as possibilidades que uma propriedade rural possui no contexto turístico, e destacou a importância das parcerias como forma de agregar valores. “Os coordenadores, o apoio da prefeitura e dos demais órgãos, fizeram com que nosso objetivo concretizasse, aprendi valores onde daqui para frente poderei utilizados no meu cotidiano”.
Destaque para a participação do grupo de Viola Caipira, com aulas ministradas pelo professor João Pedro Feliz da Silva (Dom), que apresentaram clássicos da música sertaneja de raiz e deram um brilho especial ao evento.
Comentários
Postar um comentário