Pular para o conteúdo principal

Programa Turismo Rural “ Agregando Valor à Propriedade”


Há quem não goste de passear, conhecer culturas, culinárias e hábitos diferentes? Tudo isso faz parte de um contexto que a cada dia esta tomando conta dos lugares com diferentes potenciais turísticos.
Há diversas formas de turismo, e uma delas é o Turismo Rural. A partir dessa proposta o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural deu início ao Programa de Turismo Rural Agregando Valor à Propriedade.
Em Nuporanga o curso voltado para o Turismo Rural teve início no ano de 2010, visando ampliar o olhar do proprietário rural em como aproveitar a propriedade que possui, agregando valores, com o objetivo de capacitar o proprietário rural e habilitar a propriedade a ser um local receptivo gerar de renda e formador de cultura.
O Programa de Turismo Rural Agregando Valor à Propriedade é composto por módulos de capacitação sendo um deles o resgate da culinária tradicional do local onde esta instalado. Com essa proposta o Senar, Sindicato Rural de Sales Oliveira – Extensão de Base Nuporanga, Prefeitura Municipal de Nuporanga através do Centro Artesanal Agrícola e o Departamento de Turismo, realizaram no último sábado  19/11, na Fazenda São José, o 1º Café com Prosa. Durante o evento que teve o formato baseado nos Cafés Coloniais do Sul, os convidados puderam apreciar em torno da mesa vários pratos em que o principal ingrediente era o Café. O local escolhido para sediar o Café com prosa não poderia ter sido melhor. A centenária Fazenda São José de propriedade de Fernando Martins de Barros é a maior produtora de café no município, e possui tecnologia suficiente para tornar o grão em produto final para a mesa do consumidor com qualidade certificada.
O Café com Prosa contou com a participação ativa dos quinze alunos participantes do curso que apresentaram trabalhos desenvolvidos durante o ano, através de vídeo e portfólio, além da feitura dos pratos servidos.
Segundo o Coordenador do curso Clodoaldo Reis, o objetivo dos trabalhos desenvolvidos nos módulos é capacitar pessoas dando a cada uma delas a oportunidade de entender melhor sua cultura transformando isso em bom atendimento, gestão, produto turístico, entre outros.
O aluno do curso de Turismo Rural José Ferreira, destacou que o trabalho desenvolvido durante o curso, ajudou muito a entender melhor as possibilidades que uma propriedade rural possui no contexto turístico, e  destacou a importância das parcerias como forma de agregar valores. “Os coordenadores, o apoio da prefeitura e dos demais órgãos, fizeram com que nosso objetivo concretizasse, aprendi valores onde daqui para frente poderei utilizados no meu cotidiano”.
Destaque para a participação do grupo de Viola Caipira, com aulas ministradas pelo professor João Pedro Feliz da Silva (Dom), que apresentaram clássicos da música sertaneja de raiz e deram um brilho especial ao evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Concurso público é opção para desempregados no Brasil

Diferentes indicadores já apontam uma forte deterioração do mercado de trabalho. O Brasil fechou R$ 1,5 milhão de vagas com carteira assinada, é o pior resultado dos últimos 24 anos. Os setores mais prejudicados foram: construção civil e indústria. Segundo o governo as metas para 2016 são: aumentar o número vagas e melhorar o desempenho da economia brasileira, ampliação da oferta de crédito, melhoria da inflação e obras de infraestrutura oferecida pelo governo, além de outras medidas estudadas. Uma estratégia de melhoria para os desempregados são os concursos públicos. As oportunidades profissionais estão espalhadas por todas as regiões do país. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); SP Tribunal Regional Federal da 3ª Região; SP - Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, além de prefeituras de todo estado, são algumas das opções. Jorge Afonso Fabrini, 25 anos, analista contábil, começou a estudar pa...

Minas Gerais: Qualidade de vida é logo ali

“Aoo Minas Gerais quem te conhece não esquece jamais”. Quem nunca se deparou com essa frase? Nuporanga à Delfinópolis, duas horas de viagem, três dias e 150 km de pura aventura para a turma “Rali dos Sertões”. De mineiro à turista, assim é o estado, atrativo e alucinador. Delfinópolis, uma cidade de 6 mil habitantes, densidade de 4,97 hab., altitude de 689 m, clima tropical. Nas atividades agrícolas destaca-se milho, café, banana, feijão. Tem como principal atração turística o Complexo Claro, um conjunto de cachoeiras próximas ao centro da cidade: Cachoeiras do Tombo, Paz, Gruta, Barragem, Tenebrozo e Cidade das Pedras. Além das cachoeiras, montanhas, florestas, rio, balsa, culinária típica, pousadas, restaurantes e rota de trilheiros, também fazem parte dos admiradores da natureza. Anderson Cabreira, funcionário do Restaurante Acqualume Balneário, mais conhecido como Soquinho, diz que o lugar atrai muitas pessoas interessadas em fugir do trânsito, calor e estresse ...

Vem aí o 1º Festival Gastronômico em Nuporanga

Dentre várias texturas, cores e sabores culinários, Nuporanga terá o 1º Festival Gastronômico da Estância Climática. O setor de Cultura e Turismo em parceria com a prefeitura convida a todos para participarem do Festival que acontecerá nos dias 8,9 e 10 de abril, na Praça Eloy Lima. Os participantes poderão contar com variedades de pratos, ambiente familiar, estrutura completamente coberta, mesas e cadeiras, além de shows ao vivo. Segundo Nádia Lelis, secretária de cultura, o objetivo do evento é promover a culinária da cidade. “Nessa primeira edição, será aberto somente para nuporanguenses, que se inscreveram na Casa da Cultura entre os dias 15 de fevereiro a 15 de março. Dentre os pratos oferecidos estão doces, comida tropeira, rondele, comida japonesa, caldo de cana, escondidinhos, chopp, salgados, entre outros. O evento é uma forma de entretenimento à população e uma renda a mais aos expositores. Serviço Entrada Gratuita Horário: 18h Local: Praça Eloy Lima Dat...